Instalações elétricas dos hospitais: como garantir confiabilidade?
Para o bom funcionamento das empresas, todos os subsistemas devem ter o mais alto grau de confiabilidade. Com relação às instalações elétricas dos hospitais, isso não é diferente. Afinal, o pleno funcionamento dos equipamentos é crucial para evitar riscos aos pacientes. Por isso, esses dispositivos são considerados cargas críticas.
Por essa razão, mostramos, neste post, a importância de promover a confiabilidade nas instalações elétricas dos hospitais, o que aumenta o grau de eficiência e diminui o tempo de indisponibilidade dos equipamentos médico-hospitalares.
Saiba como ter mais confiabilidade em instalações elétricas de hospitais e clínicas. E veja dicas práticas para garantir um sistema elétrico com baixo risco de interrupção do fornecimento de energia. Acompanhe!
Qual a relação entre segurança e confiabilidade de instalações elétricas dos hospitais?
Garantir a gestão eficiente de ativos pode evitar eventos danosos e inesperados. Entre as possíveis imprevisibilidades, estão aquelas relacionadas às instalações elétricas. Afinal de contas, a interrupção no fornecimento de energia elétrica pode trazer prejuízos consideráveis.
Na área da saúde, a criticidade é muito maior. Isso porque tratam-se de instalações fundamentais aos diagnósticos, tratamentos e ações de suporte a à vida humana. Alguns minutos de parada dos equipamentos hospitalares podem corresponder a graves sequelas e até óbitos.
Como a gestão de ambientes hospitalares é complexa e diretamente ligada à saúde ocupacional das pessoas, existem Normas Regulamentadoras (NRs) específicas para atividades nesses lugares. Sendo assim, as empresas do setor devem basear suas ações em parâmetros regulamentares.
Mas o apreço pelas Normas que garantem a integridade dos funcionários não basta, pois é preciso que todos, incluindo pacientes, estejam seguros. O desafio pode ser conciliar segurança e eficiência de atendimento. É aí que entra a confiabilidade de energia.
A queda de energia ameaça a saúde das pessoas, interrompe a prestação de serviços e pode comprometer equipamentos.
Como promover mais confiabilidade à instalação elétrica?
Medidas administrativas são necessárias para aumentar o grau de confiabilidade de instalações elétricas. Sendo assim, aplicando-as, o sistema elétrico operará de maneira adequada e de acordo com os requisitos técnicos de funcionamento dos equipamentos contidos no sistema. Veja abaixo algumas diretrizes:
- tenha em mãos todos os dados de grandezas elétricas dos equipamentos utilizados;
- conheça a curva característica de consumo das instalações elétricas;
- sempre verifique as datas de manutenção preventiva dos elementos de proteção e dos principais equipamentos do sistema elétrico – transformadores, disjuntores, transformadores de corrente, transformadores de potencial, nobreaks, banco de baterias e grupos geradores;
- atualize o estudo de curto-circuito da instalação elétrica, a cada reforma e/ou ampliação no sistema elétrico;
- estude os equipamentos que mais podem perturbar o sistema elétrico, além dos efeitos deles nos demais circuitos;
- faça medições periódicas no sistema de aterramento e de proteção contra descargas atmosféricas;
- assegure-se de que as instalações elétricas estejam de acordo com as Normas Técnicas ABNT NBR5410 e ABNT NBR14039;
- procure ter sistemas redundantes de fornecimento de energia para que não haja dependência da concessionária ou de apenas um equipamento.
Como a Engetron pode ajudar na confiabilidade das instalações elétricas dos hospitais?
Os Nobreaks (também conhecidos como UPS) Engetron são gerenciáveis, o que permite monitoramento remoto e diagnóstico preciso de falhas em tempo real por meio de software e app Engetron IoT. Além disso, são UPS online, ou seja, em caso de parada do fornecimento de energia, os Nobreaks fornecerão energia para as cargas críticas sem que haja qualquer tipo de interrupção. Ademais, tratam-se de equipamentos com regulação estática e dinâmica, que garante níveis ideais de tensão e frequência para alimentação de cargas em ambiente de missão crítica.
Além dos diferenciais dos equipamentos da Engetron, contar com um excelente suporte faz total diferença para evitar grandes transtornos com a queda de energia em ambientes hospitalares. Nesse sentido, a Engetron conta com ampla rede de assistências técnicas por todo o Brasil, além de disposição de peças para reposição.
É inegável que Nobreaks são eficientes, pois promovem a confiabilidade em ambientes de missão crítica. Sendo assim, são imprescindíveis aos hospitais e clínicas. Por isso, veja alguns ambientes onde um UPS é fundamental:
- UTIs;
- áreas que possuem equipamentos de apoio à vida;
- RPA/RPO (Recuperação Pós-anestésica/Operatória);
- sistemas de detecção de incêndio;
- redes de computadores;
- centrais de segurança.
Capazes de proteger os sistemas de energia em qualquer uma das áreas acima, os Nobreaks Engetron são referência em qualidade, pois são senoidais, com 24 meses de garantia e têm variadas autonomias, além de gerenciamento eficiente e preciso.
Quer saber qual o Nobreak Engetron mais se adéqua às necessidades de sua empresa?
Acesse o Consultor Engetron agora mesmo e encontre o UPS ideal para sua instalação!