Conheça 4 motivos de problemas na rede elétrica de um hospital
A segurança deve ser levada em consideração nas manutenções em hospitais que exigem determinação e dedicação. Afinal, é preciso avaliar todos os parâmetros, incluindo possíveis problemas na rede elétrica — algo que pode trazer prejuízos consideráveis e até consequências aos pacientes.
Portanto, preparamos este post para explicar sobre os mais comuns agentes causadores de interrupção no fornecimento de energia elétrica. Além disso, damos dicas de como lidar com eles e melhorar a rede elétrica dos hospitais. Também falamos sobre as principais causas desses agentes. Isso porque a disponibilidade da energia é bastante importante para assegurar a continuidade dos serviços prestados. Continue a leitura para entender melhor sobre o assunto!
Problemas na rede elétrica do hospital: como lidar?
Os problemas de interrupção podem ocorrer mesmo em um projeto elétrico bem executado. Afinal, com o decorrer do tempo, manutenções, como substituição de fios desencapados, podem ser necessárias. Outras situações imprevisíveis, como tempestades de verão, podem prejudicar equipamentos sofisticados e caros. Imprevistos acontecem. Por isso, preparamos algumas dicas para lidar com eles. Tome-as como notas, a fim de lidar bem com essas situações:
- tenha uma análise detalhada da estrutura — os projetos elétricos hospitalares são complexos. E, de acordo com a norma IEC 60364, as áreas consideradas críticas não podem sofrer com a falta de energia por mais de 0,5 segundo. Portanto, fazer um bom mapeamento das cargas é indispensável;
- conte com fornecimento de energia em caso de emergência — dispor de geradores e nobreaks é fundamental para o pleno funcionamento da rede hospitalar, que precisa funcionar 24 horas, mesmo com imprevistos. Logo, jamais negligencie esse ponto;
- disponha de uma parceria especializada — contar com um serviço eficiente de atendimento e manutenções, inclusive de seus nobreaks, é uma solução eficaz para garantir energia de qualidade aos equipamentos médico-hospitalares. Os planos de serviços Engetron são bons exemplos.
Quais são as 4 principais causas desses problemas?
1. Descarga atmosférica
Durante tempestades, é bem comum que descargas atmosféricas ocorram. Se esses eventos de ordem natural afetarem as redes de distribuição de energia, haverá um surto de tensão, elevação abrupta da tensão na rede, que pode danificar equipamentos. Dispositivos mais sensíveis ao nível de tensão de alimentação, como é o caso de equipamentos médico-hospitalares, são os mais prejudicados nesses casos.
2. Blackout (interrupção de energia)
Esse é o famoso “apagão”, ou queda de energia. Geralmente, falhas nos circuitos alimentadores, na instalação elétrica interna do hospital ou na rede externa de distribuição de energia elétrica da concessionária, costumam ser as causas desse problema. Os blackouts são perigosos, pois podem interromper o funcionamento de equipamentos de suporte à vida e comprometer o sistema hospitalar.
3. Obsolescência das Instalações Elétricas
Outro problema bastante recorrente é a falta de atualização no projeto elétrico nas instituições, inclusive, em hospitais mais antigos. Isso porque equipamentos mais modernos, como ar-condicionado, geralmente consomem mais energia, e a estrutura antiquada pode não suportar a demanda. Isso causa curtos-circuitos, sobrecargas e até incêndios.
4. Oscilações e ruídos da linha
A oscilação na rede elétrica afeta a qualidade do fornecimento de energia. Por isso, equipamentos hospitalares precisam de energia estável e qualificada para que funcionem adequadamente.
Portanto, para lidar com cargas críticas e evitar problemas na rede elétrica, contar com soluções confiáveis em Nobreaks e sistemas ininterruptos de fornecimento de energia é imprescindível. Isso para proteger equipamentos hospitalares contra das oscilações, tensões e interrupções de energia, o que evita prejuízos consideráveis. Inclusive, o Hospital Mater Dei atesta a eficiência dessas soluções.
O post sobre esse tema tão importante para garantir o pleno funcionamento dos serviços hospitalares foi enriquecedor? Então, compartilhe-o agora mesmo com seus amigos nas redes sociais, para que eles também adquiram estes conhecimentos!